O fechamento das vendas
30 de outubro de 2019Como o cliente quer ser atendido?
4 de março de 2020Quais as competências para o mercado de trabalho?
Em qualquer carreira é preciso construir um caminho com bases sólidas, isso quer dizer que você deve conhecer as suas competências. A sua profissão, seja ela qual for, sofre influências positivas e negativas o tempo todo, são como testes que vamos passando para definir quais dessas nossas competências temos mais ou menos desenvolvidas.
Apresentamos nesse guia algumas dicas importantes para você gerir as suas competências, como identificar e utilizar cada uma na sua necessidade, vantagem e desafio.
Então, o que são competências?
As competências são um conjunto de conhecimentos, habilidade e atitudes, que conhecemos pela sigla CHA, e quer dizer, C: conhecimento, H: habilidade e A: atitude. Essas competências caracterizam as aptidões de uma pessoa para cumprir certas tarefas.
Vamos para um exemplo muito prático. O que você precisa para andar de bicicleta? Primeiro, conhecer do seu mecanismo, tem um guidão, marcha e freios. Depois, precisa saber como pedalar, como mudar as marchas e também frear. Seguindo, você precisa ter equilíbrio para andar com ela, e também conhecer um pouco das leis de trânsito, será importante. Isso que acabamos de descrever está no campo CONHECIMENTO do CHA. Se você ler um manual, ver um vídeo na internet, aprenderá tudo isso. Mas, isso não te faz sair e pedalar uma bicicleta logo em seguida.
Para adquirir habilidade em pedalar uma bicicleta é preciso treinar o equilíbrio. Isso vai manter você em cima da bicicleta, sem cair, mas pode lhe custar alguns leves tombos e roxos nas pernas. Dessa forma, você coloca em prática o que você assistiu nos vídeos ou o que leu nos manuais. E isso nós chamamos de HABILIDADE do CHA.
Agora, depois de aprendido todos os mecanismos de funcionamento, manter equilíbrio e não cair mais, você precisar andar corretamente, respeitando as leis de trânsito e os pedestres. E com isso nós chegamos ao conceito da ATITUDE do CHA, que nada mais é do que o seu comportamento.
O que percebemos é que uma tarefa que sempre pareceu tão fácil como andar de bicicleta pode nos mostrar como entendemos as competências. No mundo corporativo, as competências tem vários significados, o tempo todo encontramos pessoas com infinitas capacidades, e o conjunto disso devem ser usadas como diferencial competitivo. Todo profissional conta com competências essenciais para a execução do seu trabalho, e nas relações com outros profissionais tem a capacidade de desenvolver novas competências e ajudar outras pessoas, o ambiente corporativo é um espaço para aprimorar todos os seus conhecimentos, habilidades e atitudes. Não importa qual seja o seu mercado de trabalho, mesmo que você seja um funcionário de carteira assinada, um freelance, tenha um negócio próprio atuando sozinho ou com seus funcionários, sempre usará das suas competências para atuar.
Competências que atraem
No mercado de trabalho, muitas são as competências a serem vistas num profissional, principalmente na hora da contratação. Antes de desenvolver qualquer competência essencial para o trabalho, é importante desenvolver o autoconhecimento. A partir do momento que nos conhecemos e vemos o que precisamos mudar conseguimos alcançar nossos objetivos e melhores resultados individuais e grupais.
São competências importantes para o mercado de trabalho atual:
a) Trabalho em equipe – reconhecer a importância de trabalhar com mais pessoas na realização das tarefas, criar a consciência que sucesso e fracasso são de responsabilidade de todos, respeitar as dificuldades das pessoas, sem julgar nem ofender, se colocar no lugar do outro para entender das necessidades e requisitos de cada função.
b) Resiliência – compreender, aceitar, responsabilizar e assumir desafios, ser flexível e maleável na tomada de decisões, encontrar soluções e não apontar erros, sair da zona da conforto e atuar no imprevisto, saber recomeçar sem olhar pra trás.
C) Comunicação – abrir escuta ativa, saber ouvir, falar com clareza, expor sua opinião e ouvir as críticas de forma construtiva, respeitar a si para respeitar os outros.
d)Liderança – promover crescimento pessoal com a auto liderança, permitindo o auto gerenciamento. Ampliar sua visão da empresa, ver o todo e não apenas a sua tarefa, motivar a equipe quando se pensa em consciência coletiva, atingir o resultado próprio e grupal, transmitir confiança, credibilidade e respeito.
e)Inovação – criar o pensamento que todas as coisas são mutáveis e estão em constante modificação, não é apenas criar sempre algo novo, mas modificar o conceito das coisas e tarefas, pensar de forma nova e diferente, proporcionar um ambiente para criar coisas novas a todo momento.
Como eu identifico rapidamente as minhas competências?
Um bom jeito de começar identificar quais as suas competências é fazendo uma lista dessas competências. Sim, é nesse momento que você exercita ao máximo o autoconhecimento. Não tenha medo, pegue lápis e papel na mão e veja como será rápido. Faça uma lista com tudo que você já aprendeu na vida (exemplo: fez ensino médio, fez curso de computação, fez aula de dança, e por ai vai…), todos os momentos que você passou utilizando tudo que aprendeu (exemplo: como se saiu fazendo uma conta para pagar um financiamento, como foi fazer um bolo pela primeira vez, e assim por diante…), e finalmente como se sentiu e passou em vários momentos da sua vida (exemplo: quais os motivos que te fizeram conseguir o primeiro emprego, como você conseguiu ajudar uma pessoa que precisa de muito auxílio, etc).
Criar uma lista das competências que você precisa para atingir algum objetivo é uma forma bem fácil também. Como por exemplo, o que você precisa ter, fazer e agir para conseguir comprar um carro? Quando estabelecemos objetivos, corremos atrás por uma série de motivos, e isso desperta as nossas competências para fazer chegar onde queremos. Para te ajudar, no mínimo você conseguirá ver o quanto pode ser, polivalente (fazer mil coisas ao mesmo tempo), dinâmico (agir sobre o imprevisto), e rápido (agir sobre a urgência), enfim, as opções são inúmeras.
Lista pronta, agora faça uma coluna para suas observações. Como eu tenho exercitado cada competência? Como estão as funções que eu tenho para realizar? Como eu me relaciono com as pessoas? Anotada todas as repostas, vamos ao próximo passo. Para realizar o que você faz hoje, quais as competências ideais para a sua função? É necessário que você tenha um comparativo nas mãos, só assim você consegue olhar sem julgamentos, se atentar para uma análise de como você se comporta e utiliza as suas competências. Depois de ter feito esse trabalho, terá suas competências mapeadas, e então abre uma oportunidade para criar novos desafios, novos projetos e um novo caminho.
Concluindo, conhecer as suas competências é um primeiro passo na construção do profissional ideal para o mercado de trabalho. Não importa se você trabalha com carteira assinada em alguma empresa, ou você é um empreendedor e é o seu próprio chefe. Conhecer e construir o seu conjunto de competências faz de você uma pessoa mais objetiva e efetiva, melhorando o relacionamento com as pessoas, estimulando novos negócios, abrir portas para as oportunidades. Conhecer das suas competências torna o profissional mais cuidadoso e cauteloso nas decisões, seguros, e com forte caminho em ascensão profissional, e ajudando os parceiros de trabalho, que logo percebem as mudanças e também desenvolvem o autoconhecimento. É uma mudança de médio a longo prazo, não pense que entender das suas competências e desenvolvê-las são de curto prazo, elas não perduram se quiser que seja repentina.
Um alerta importante! Isso não é a fórmula do sucesso, porque isso não existe. Tudo começa com o autoconhecimento, é um trabalho que muitas vezes não conseguimos fazer sozinhos e recorremos a ajuda de um profissional, exatamente por ser sério e aliado ao seu sucesso profissional. Se você tem dúvidas em compreender as suas competências profissionais e como você poderia atuar de forma adequada no mercado de trabalho, converse com a gente, estamos juntos nessa!
Carol Mazzucatto – @falandodeatendimento