A apresentação pessoal do profissional de atendimento e vendas será desenvolvida por ele mesmo dentro de uma análise das suas características e a vontade de desenvolver e estar em sintonia com a postura profissional.
Portanto, existem cuidados que serão imprescindíveis:
1. Higiene e limpeza.
2. Vestuário.
3. Gestos.
4. Fala.
5. Relações interpessoais.
Postura no ambiente de trabalho:
1. Senso de limpeza.
2. Senso de ordenação.
3. Senso de disciplina.
4. Senso de utilização.
5. Senso de saúde e segurança no trabalho.
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As mudanças dos hábitos de higiene durante todo o processo evolutivo da humanidade são um dos fatores mais significativos para que o homem de hoje tenha uma maior longevidade. Com essas mudanças, ele adquiriu aprendizagem com relação aos padrões nutritivos de sua alimentação e a cuidar melhor da higiene de seu próprio corpo. Por isso, várias doenças causadas pela ingestão de alimentos contaminados e a falta de higiene pessoal diminuíram sensivelmente, levando-o a melhorar a sua qualidade de vida.
Por isso, devemos ficar alertas para detalhes que são fundamentais quando estamos preparados para atender um cliente, são alguns deles:
O cheiro do corpo pode afetar o relacionamento social, como é o caso do cheiro de suor, e até do mau hálito, ou pode afetar apenas o relacionamento entre duas pessoas. Portanto, tomar banho e após passar um desodorante para que não crie mau cheiro nas axilas, e nunca usar desodorantes quando já estiver suado.
São apontadas causas variadas para o mau hálito. É atribuído a refluxos do estômago que alcançam a garganta, à inflamação das gengivas, à simples presença de alimentos envelhecidos retidos entre os dentes, à cárie dentária e também as amígdalas. Basta procurar um dentista para um tratamento, não resolvendo vá ao médico. Mas, escove os dentes todos os dias, sempre após as refeições.
O cabelo, independentemente do estilo, deve estar sempre limpo e bem cortado, e a barba feita. Barba e cabelos crescidos e sujos geram, além de mau cheiro, coceiras devidas a foliculites e parasitas que formam no couro cabeludo. Após um dia de suor e poeira, tomar um bom banho lavando bem a cabeça.
O rosto é nosso cartão de apresentação principal. Contem um grande número de informações de interesse social. Para as pessoas que sofrem com acne, lavar bem o rosto (e esfregar as costas com uma escova macia) pois elimina a oleosidade excessiva da pele, pode desobstruir os poros e evitar o crescimento e a dispersão das bactérias na pele.
Maquiagem – para as mulheres, é sempre bom fazer uso de maquiagem, pelo menos um batom, um rímel, um blush entre outros.
O aperto de mão quando esta está suada, suja e pegajosa e as unhas dos dedos estão crescidas e abrigam sujeira, causa repulsa. Aos homens basta usar um cortador de unhas e a mantê-lo em sua caixinha ou gaveta pessoal, em casa, que é um instrumento simples e barato. As mulheres, mais que os homens, atentam para o cuidado com as unhas, mas não deveriam esperar até que a pintura fique em muito mal estado para refazê-la. Esmaltes de cores claras contribuem mais para o aspecto de limpeza e elegância das mãos femininas, que os esmaltes de cores escuras.
1) Gostar do que faz
Toda profissão tem seus pontos positivos e negativos. Estar integrado com o que se faz, gostar e ter sempre desafios, faz com que possamos superar as dificuldades mais prontamente.
2) Desenvolver a empatia
Mostrar desejo em ajudar o cliente e dizer que o compreende através de frases efetivas como “Eu compreendo…” “Eu sei como você se sente…”, somente contribuirá para que o nosso relacionamento se processe de forma positiva.
3) Ter conhecimento técnico
É fundamental que tenhamos conhecimento total do que fazemos e qual produto ou serviço prestamos, somente dessa maneira poderemos ajudar o nosso cliente na solução de suas dúvidas.
Quem busca, em qualquer lugar, alguém que o atenda tem a esperança de que ocorram ao menos três coisas:
1. Ser atendido.
2. Sentir-se acolhido.
3. Ver sua necessidade resolvida.
Para que isso possa ocorrer, o profissional de atendimento terá que desenvolver certas competências para atendê-lo.
1. Desenvolver a confiança e a fidelidade dos clientes.
Atender as necessidades dos clientes progressivamente e fazer o que é mais sensato para preservar os interesses desses.
2. Colocar-se no lugar dos clientes.
Demonstrar sensibilidade em relação aos problemas dos clientes, preocupar-se genuinamente com os mesmos, demonstrando respeito e reconhecendo os diversos tipos de personalidade de forma a agir adequadamente.
3. Prestar atenção.
Não apenas ouvir os clientes, mas esforçar-se para entender o real significado do que dizem.
4. Demonstrar motivação pessoal.
Ser atencioso, otimista e prestativo. Mostrar interesse no autodesenvolvimento, ser confiante e independente no trabalho.
5. Dominar a tensão.
Ser organizado, calmo e construtivo, demonstrar tolerância e paciência e controlar as emoções.
6. Trabalhar em equipe.
Cooperar com os outros colegas e manter relacionamentos positivos e produtivos com outros grupos de funcionários.
7. Manter o profissionalismo.
Apresentar-se bem, o que inclui boa aparência e zelo na forma de se apresentar e vestir, bem como manter uma atitude profissional para com o cliente.
8. Resolver problemas.
Ser capaz de resolver uma gama de problemas dos clientes, coletando e analisando informações para discutir soluções e chegar a mais adequada delas.
9. Aplicar conhecimentos e habilidades técnicas.
Saber usar equipamentos de tecnologia de ponta, ferramentas e quaisquer outros recursos disponíveis que facilitem a oferta de um serviço mais rápido e eficaz.
10. Organizar as atividades de trabalho.
Ter um método eficiente e ordenado de cumprir as tarefas, o que inclui a decisão sobre prioridades e a solução simultânea de vários problemas.
A adolescência é um período de busca da autonomia e de descobertas pessoais, sendo momento…
Quem nunca saiu insatisfeito de um atendimento nas centrais de atendimento ao cliente daquela loja…