Como conversar com meu cliente pelo WhatsApp?

Conversar com o seu cliente sempre foi muito importante, e hoje você conta com várias ferramentas que ajudam nessa comunicação. Vamos falar de como você pode ter sucesso através do WhatsApp e ter resultados nas suas vendas.

Entender algumas situações para qual o motivo da mensagem é o primeiro passo de sucesso no relacionamento com o seu cliente.

1º) O WhatsApp é pessoal ou comercial.

Alguns clientes podem não se importar, mas o contato comercial é mais profissional, demonstra seriedade e comprometimento. Não que você, enquanto usar uma conta pessoal não faça o mesmo, só não exija do seu cliente que entenda da mesma forma o contato pessoal do que um contato comercial.

Numa conta comercial você conta com alguns recursos como mensagens automáticas de respostas, que permite mais agilidade no retorno aos seus clientes. Você também consegue saber os números de mensagens enviadas, entregues, recebidas e lidas.

2º) Para quem é a mensagem que você vai enviar?

Cliente antigo?
Aquele cliente que você já tem mais liberdade de conversar e sempre troca mensagens.

Cliente novo?
Você vai enviar a primeira mensagem depois que ele comprou, então tem que decidir qual a abordagem seguir.

Não conheço o cliente?
Chegou um lead e você não tem nenhuma informação porque o cliente procurou você ou sua empresa.

3º) Programe-se para enviar a mensagem e para responder.

  • Deixe claro no status qual o seu horário de atendimento via WhatsApp.
  • Programe um horário para enviar todas as mensagens para os clientes, e esteja com tempo suficiente para responder todas as mensagens, pelo menos no mesmo dia.
  • Controle sua ansiedade e nervosismo, porque duas situações podem acontecer: ninguém responder de imediato, ou todo mundo te responder ao mesmo tempo.

4º) Seja objetivo, fale de forma simples e vá direto ao ponto.

O seu foco é o cliente, não tente falar com ele como se fosse seu colega. Tenha uma mensagem para gerar valor, agregar algo válido na vida do cliente, e lembre que você não é apenas um vendedor, é um consultor.

Não seja invasivo, inoportuno, insistente. Não demore demais, não insista demais, encontre a medida correta na conversa.

Não exagere em abreviações, não fale difícil e não envie áudios intermináveis.

5º) Divulgue seu canal de comunicação / atendimento.

O seu cliente é o primeiro que tem de saber do seu canal de atendimento via WhatsApp. E aproveite para disponibilizar telefone fixo, e-mail ou qualquer outro meio de comunicação. Lembre-se que quanto mais disponível mais fácil é para o seu cliente te encontrar.

6º) Faça listas de transmissão aos clientes.

É uma ótima opção, mas que deve ser usada com muito cuidado. É simples, você cria uma lista, com os contatos que deseja colocar, como para um determinado produto ou serviço, escreve a mensagem que deseja, envia a mensagem e pronto! Todo mundo vai receber.

Alguns modelos de mensagens para enviar aos clientes por WhatsApp:

ABORDAGEM

Oi____, tudo bem? Eu sou ____ da empresa____.
Vi o seu interesse em nosso _______ (produto ou serviço) e estou à disposição para explicar melhor sobre ele.
Podemos conversar um pouco? Caso prefira, meu e-mail é _____(seu e-mail). Podemos conversar por onde for mais confortável para você.
Ficamos em contato.
Abraço,
_____(seu nome)

VENDAS – PROMOÇÃO / OFERTAS – LANCAMENTOS

Oi____, tudo bem?
Tem cheiro de oferta no ar (promoção, liquida, lançamento etc).
Venha conferir o que estamos preparando! A cada R$200,00 em compras ganhe mais 25% nos produtos que estão marcados em liquidação. (crie uma condição, algo para encantar o cliente)
Te aguardo!
Abraço,
_____(seu nome)

RELACIONAMENTO – PÓS VENDAS

Oi____, tudo bem? Eu sou ____ da empresa____.
Vim te agradecer pela visita maravilhosa em nossa loja (loja, empresa, sede etc).
Quero saber se deu tudo certo com o seu produto (ou serviço etc) e se ficou satisfeito?
Foi um imenso prazer atende-lo em nossa loja (loja, empresa, sede etc) e aguardo te ver por aqui mais vezes.
Se precisar de qualquer coisa, esse é o nosso contato.
Abraço,
_____(seu nome)

PROSPECÇÃO

Oi____, tudo bem? Eu sou ____ da empresa____.
Eu ajudo empresas e pessoas terem melhores resultados através de _______. (sua solução ao cliente)
Podemos conversar um pouco? Pode ser por aqui ou pelo meu e-mail_____.
Abraço,
_____(seu nome)

ENVIO DE PROPOSTA E RETORNO

Oi____, tudo bem?
Gostaria de saber se você ficou com alguma dúvida sobre o conteúdo da proposta que enviei.
Podemos agendar um horário para conversar melhor. Qual o dia e horário que fica melhor pra você?
Ficamos em contato.
Abraço,
_____(seu nome)

QUANDO O CLIENTE DEMORAR PARA RESPONDER

Oi____, tudo bem?
Gostaria de saber se você ficou com alguma dúvida na (proposta, produto, serviço etc).
Estou a disposição para conversar e atender você.
Se desejar, você pode ligar nesse mesmo número.
Ficamos em contato.
Abraço,
_____(seu nome)

É isso aí, esses são alguns modelos, então use a criatividade e bora criar um conteúdo de mensagem bem bacana para encantar os seus clientes.

Estude cada vez mais como é o seu comportamento no atendimento e nas vendas.

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Ótimas vendas e tudo bom 🙂

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