Como conversar com meu cliente pelo WhatsApp?
23 de março de 2020E a motivação, como fica?
26 de maio de 2020“Rapport é a capacidade de entrar no mundo de alguém, fazê-lo sentir que você o entende e que vocês têm um forte laço em comum. É a capacidade de ir totalmente do seu mapa do mundo para o mapa do mundo dele. É a essência da comunicação bem-sucedida.” Antony Robbins
Empatia
É a capacidade que nos permite entender sentimentos de outro ponto de vista. Permite que você sinta os sentimentos da outra pessoa, e ainda mais, entenda os sentimentos da outra pessoa.
Em vendas utilizamos muito da ferramenta do “Rapport” para criar conexão com os nossos clientes. Demonstra a nossa capacidade de gerar empatia nas nossas relações com os clientes. Além disso, criamos uma relação de confiança e harmonia, deixando o cliente mais aberto e receptivo na troca de informações e aceitar mudanças. Então, é por conta disso que desenvolver a empatia é cada vez mais necessária no momento atual, e em qualquer circunstância do atendimento e vendas.
O Rapport será usado em todas as etapas das vendas, e em qualquer meio de comunicação que façamos com os clientes. Mas como? Auxiliar seus clientes na busca dos produtos que ele precisa agora, nesse momento atual. Por isso revise seus produtos ou serviços são itens que as pessoas mais precisam nesse momento.
Como eu consigo conexão com meu cliente mesmo com a distância?
Através de uma linguagem que humanize o contato virtual.
O contato deve ser harmonioso e agradável, porque é possível manter conexão com quem está do outro lado do computador, do telefone, da mensagem. O tom de voz, durante uma ligação, deve estar adequado a necessidade que você vai oferecer a solução.
Faça um roteiro do que você vai falar por telefone, além de ser um guia para direcionar a conversa, ficará mais eficiente e trará mais resultado na ligação. Adapte esse roteiro para suas mensagens no WhatsApp.
Até a criação de um e-mail marketing, uma vez que a comunicação deve ser dividida para cada necessidade do cliente. Acrescente nesse roteiro possíveis respostas para objeções e dúvidas que possam surgir pelo cliente.
Seja natural nas suas comunicações, e a melhor dica é: SE COLOQUE NO LUGAR DO OUTRO! O que mais o seu cliente deseja é que você entenda o momento que ele está vivendo, mostre que você compreende a situação, não feche os olhos para o contexto atual e não ache que tudo é venda. Você está criando novas conexões com seus clientes, as suas preocupações e a do seu cliente são outras atualmente, e serão outras daqui a alguns meses também.
Não faça nesse momento:
• Não fale excessivamente sobre o Coronavírus, não faça brincadeira com esse tema, é um problema mundial e não precisamos reforçar ainda mais a questão da pandemia.
• Cuidado de como você fala das suas Ofertas, Promoções, Liquidações. Não use palavras negativas, como exemplo: “Oferta pra matar qualquer um de inveja”, “Liquidação do fim do mundo”, “Promoção! Essa é sua última chance”. Pessoal, esse momento não é para brincar com essas palavras visto que estamos passando por uma pandemia, medos e incertezas. O nosso cérebro funciona negativamente a ver essas palavras num momento de pandemia.
• Não use do gatilho de “urgência” nesse momento, agora esse gatilho mental pode ser um tiro no pé e as pessoas terem horror da sua marca.
• Evitar termos que remeta o contato social (abrace mais, beije mais etc.), já que estamos em isolamento, então você vai ativar todo mundo querendo abraçar sendo que ninguém pode se abraçar nesse momento atual. Não ative lembranças que não poderão ser supridas.
Se você quer saber mais dicas de como falar com o seu cliente envia um e-mail pra gente que respondemos e ajudamos seu negócio vender mais e melhor: contato@falandodeatendimento.com.br