Qualidade total no Atendimento: como as centrais de atendimento podem transformar a satisfação do cliente
31 de outubro de 2024A adolescência é um período de busca da autonomia e de descobertas pessoais, sendo momento propício ao desenvolvimento de condutas errôneas para lidar com as mudanças internas e inseguranças. Entender a vulnerabilidade e a fragilidade do consumidor adolescente é de fundamental importância para construirmos um futuro de consumidores adultos responsáveis e autônomos em suas escolhas de produtos e serviços.
O seu atendimento ao cliente adolescente é mais complexo do que você imagina e se atende esse público você precisa de uma melhor compreensão dos fatores determinantes desse comportamento na fase da adolescência, para a melhoria do bem-estar da sociedade.
Ao atender um consumidor adolescente considere que ele está inserido na realidade que estimula a solução dos seus problemas por meio do consumo, a imersão nessa cultura desenvolvida pelos meios de comunicação potencialmente promove níveis mais elevados de atitudes consumistas entre os adolescentes, além disso, as dificuldades e as consequências desse processo (de consumo) podem trazer resultados ainda mais problemáticos para jovens nessa fase. De fato, a cultura contemporânea, crescentemente orientada para o consumo, tem o potencial de estimular alguns vícios, como as atitudes materialistas e comportamentos compulsivos.
Especificamente no caso dos adolescentes, as mudanças biológicas, sociais e cognitivas parecem fazer com que a autoestima decline nessa fase da vida, perceba na sua venda que esses jovens podem entender que o consumo é uma alternativa para superação dos seus problemas e adotar hábitos de compulsividade; em outras palavras, jovens com baixa autoestima podem buscar no consumo compulsivo uma tentativa de solução desse problema.
Assim, você deve ser leniente e sensível para perceber as vulnerabilidades do público que você atende onde nem sempre suas metas devem ser atingidas a qualquer custo.
Referência: Medeiros, Fabiana Gama de, et al. “Influência de estresse, materialismo e autoestima na compra compulsiva de adolescentes.” Revista de Administração Contemporânea 19.spe2 (2015): 137-156.