Você não está fazendo nada de errado tentando fechar a venda. Você está simplesmente querendo que o cliente saia satisfeito da loja. Você, enquanto Vendedor(a) está ajudando o cliente a tomar a melhor decisão.
Quem insiste em fechar uma venda acredita em si mesmo, na sua empresa e no seu produto.
– Gostei muito do produto!
– Vocês aceitam cartão?
– Você faz algum desconto?
– É muito interessante!
– Vocês dão garantia?
– Qual o prazo de entrega?
– É exatamente o que eu estava procurando!
Algumas palavras e frases quando bem aplicadas tem o poder e funcionam como motivadores no processo de vendas. Você, Vendedor(a) use sempre que puder com o cliente!
– O Sr. merece esse (_fale do produto_) maravilhoso…
– O Sr. está fazendo um grande negócio…
– O Sr. pode aproveitar dessa oportunidade que estamos lhe oferecendo…
Fechamento Direto:
É a mais natural e comum, após fazer a demonstração do produto, você diz:
“Acompanhe-me para mostrar as condições deste produto”
“Por favor, como gostaria de pagar por esse produto”
“O Sr. Fez uma ótima escolha”
Perguntas alternativas:
Nessa, o Vendedor(a) dá opções ao cliente:
“O Sr. vai pagar em dinheiro ou cartão”
“O Sr. vai pagar à vista ou parcelado?”
“Qual das opções que eu mostrei para o Sr. combina melhor com o que você estava procurando?”
Vantagens específicas:
Falar de uma vantagem específica significa falar de tudo o que o cliente perde se não fechar com você e, lógico, tudo o que ele ganha fechando com você:
“Se eu fazer contato com o meu Gerente e conseguir uma autorização para fazer esse preço, o Sr. fecha comigo agora?”
“Se eu tiver a quantidade desse produto no meu estoque para pronta entrega, o Sr. fecha comigo agora?”
“Se eu conseguir dividir esse valor em 5 parcelas no cartão, que caibam no seu orçamento, o Sr. está disposto a fechar comigo agora?”
“Se eu conseguir 10% de desconto a vista nesse produto, o Sr. fecha comigo agora?”
Sugestão direta:
Essa é bem fácil, bem certeira, mas requer que o Vendedor(a) esteja bem seguro da venda.
“Sugiro que o Sr. leve essa marca”
“Esse plano de pagamento é ótimo para o Sr.”
“Sugiro que leve também esse outro produto (fale o produto) que agrega ainda mais na sua necessidade e compõe a sua escolha”
Faça vendas adicionais
Quando falamos das vendas adicionais, queremos dizer que elas são complementares. E nesse caso, o papel do Vendedor(a) é encontrar OUTRAS necessidades e desejos, despertando o interesse do cliente em levar mais do que aquilo que veio comprar, dentro das suas necessidades e condições.
A prática da venda complementar é um serviço a mais que o Vendedor(a) oferece ao cliente. Na verdade, quando você iniciou a venda já sabia o que seu cliente queria comprar, então, termine o trabalho e faça ele levar os seus produtos para casa.
Ótimas vendas!
A adolescência é um período de busca da autonomia e de descobertas pessoais, sendo momento…
Quem nunca saiu insatisfeito de um atendimento nas centrais de atendimento ao cliente daquela loja…